O aparecimento de espinhas pode ser um problema incômodo, desagradável e recorrente para muitas pessoas. Além de afetar a aparência da pele, as acnes também podem causar coceira, dor e vermelhidão. Felizmente, existem algumas medidas simples que podem ser tomadas para prevenir que surjam e manter a pele saudável.
Neste post, compartilharemos algumas dicas úteis que poderão ajudá-la a evitar esses pontinhos inconvenientes. Desde a limpeza apropriada da pele até a escolha de produtos de cuidado da pele adequados, essas dicas podem ser muito úteis para quem deseja manter a pele saudável e livre de espinhas. Continue lendo para aprender mais sobre como manter a pele saudável.
Mantenha sua pele limpa e remova o excesso de oleosidade regularmente. Use um sabonete de limpeza suave e lave o rosto duas vezes ao dia.
Use um tônico para fechar os poros e equilibrar o pH da pele.
Aplique um hidratante suave após lavar o rosto para manter a pele hidratada e diminuir a produção de oleosidade.
Evite tocar o rosto com as mãos sujas ou oleosas – debaixo das unhas podem estar concentradas muitas bactérias e aumentar a infecção, e o toque constante na região também estimula a produção de sebo pelas glândulas sebáceas, aumentando a oleosidade.
Use produtos de cuidado da pele não comedogênicos, ou seja, que não obstruem os poros.
Limpe regularmente os itens de maquiagem, como pincéis e esponjas, para evitar a acumulação de bactérias.
Evite espremer as espinhas, pois isso pode levar a infecções e cicatrizes.
Use protetor solar diariamente para proteger a pele dos danos causados pelos raios UV.
Mantenha uma dieta equilibrada com alimentos ricos em antioxidantes e vitaminas, como frutas, verduras e grãos integrais.
Beba muita água para manter a pele hidratada e ajudar a eliminar as toxinas do corpo.
Evite o tabaco e o álcool, pois eles podem danificar a pele e contribuir para o surgimento de espinhas.
Use produtos específicos para o tratamento de espinhas, como cremes ou géis com ativos como peróxido de benzoíla ou ácido salicílico.
Reduza o estresse, pois ele pode afetar negativamente a saúde da pele.
Faça exercícios regularmente para manter o corpo e a pele saudáveis.
Consulte um dermatologista se você tiver dificuldade em controlar as espinhas ou se elas forem muito graves. Eles poderão recomendar tratamentos mais eficazes para o seu tipo de pele.
Use produtos de limpeza suaves e evite produtos que contenham álcool, pois eles podem ressecar a pele e promover a produção de oleosidade.
Evite produtos de beleza que contenham óleo mineral, pois eles podem obstruir os poros e promover o surgimento de espinhas.
Lave o rosto após o exercício ou atividades físicas para remover o suor e o excesso de oleosidade da pele.
Evite o uso excessivo de maquiagem, pois ela pode obstruir os poros e promover o surgimento de espinhas. Se você usar maquiagem, certifique-se de removê-la completamente antes de dormir.
Use um travesseiro limpo e troque a fronha regularmente para evitar a acumulação de óleos e bactérias na pele enquanto você dorme.
Evite compartilhar toalhas com outras pessoas e mantenha a higiene das toalhas lavando-as regularmente e use toalhas de tecido macio.