Entenda as Diferenças Entre Cravo (Preto e Branco) e Milium

Viu um pontinho estranho no rosto e não sabe o que é? Cuidado que pode não ser o que você pensa! Saiba mais.
Compartilhe o post:

Se está lendo esse texto, provavelmente já imagina o que seja um cravo, certo? A maioria dos adolescentes crescem com o nariz todo cheio de pontinhos pretos e a pele oleosa, mas de vez em quando podem aparecer outras bolinhas na pele que não sabemos o que é e como tratá-las.

Sumário

O que são poros?

Os poros são aberturas minúsculas na pele que permitem que as células da pele respirem e eliminem o excesso de óleo e suor. Eles são mais visíveis em algumas áreas do corpo, como o rosto, o queixo e o nariz. É normal ter poros, e eles são uma parte importante da saúde da pele. No entanto, quando os poros ficam obstruídos com óleo e células mortas da pele, eles podem se tornar inflamados e formar cravos ou espinhas. Limpar regularmente a pele e mantê-la hidratada pode ajudar a evitar a obstrução dos poros.

Como melhorar a aparência de poros abertos?

  • Usar um limpador de pele suave: escolha um limpador de pele suave que não resseque a pele. Evite produtos que contenham álcool, pois eles podem secar e irritar a pele.
  • Aplicar um tônico: o tônico pode ajudar a remover os resíduos de maquiagem e o excesso de oleosidade que podem obstruir os poros. Dica: tônico de ácido glicólico!
    Saiba mais sobre ácidos clicando aqui.
  • Usar um esfoliante: esfoliar a pele regularmente pode ajudar a remover as células mortas da pele e a evitar a obstrução dos poros.
  • Usar um hidratante: usar um hidratante pode ajudar a manter a pele hidratada e macia, o que pode ajudar a diminuir a aparência de poros abertos.
    Saiba mais sobre hidratantes clicando aqui.
  • Usar um produto de cuidado de pele com ácido salicílico: o ácido salicílico é um tipo de ácido beta-hidróxido que ajuda a diminuir a inflamação e a remover as células mortas da pele. Ele também pode ajudar a diminuir a aparência de poros abertos.
  • Usar protetor solar: o protetor solar ajuda a proteger a pele dos danos causados pelos raios UV, o que pode ajudar a diminuir a inflamação e a prevenir a obstrução dos poros.
    Saiba mais sobre protetores solares clicando aqui.
  • Usar maquiagem que cobre os poros: algumas marcas de maquiagem oferecem produtos que cobrem os poros, como bases líquidas e pós compactos. Eles podem ajudar a disfarçar a aparência de poros abertos.
  • Aplique máscara de argila de 1 a 2 vezes na semana. Dica: máscara de dolomita!
    Saiba mais sobre argilas clicando aqui.

O que é um cravo?

Também chamados de comedões, os cravos são pequenas protuberâncias na pele que são comuns em áreas do rosto com glândulas sebáceas ativas, como o nariz, a testa e o queixo. Eles são formados quando o excesso de oleosidade, ou sebo, se mistura com células mortas da pele e obstrui os poros. Os cravos são geralmente benignos e não causam dor, mas podem ser cosméticamente indesejáveis.

O sebo é uma substância oleosa produzida pelas glândulas sebáceas da pele. Ele é importante para a saúde da pele, pois ajuda a proteger e hidratar a pele, mas o excesso de sebo pode levar ao surgimento de cravos e espinhas.

Pápulas: pequenas lesões sólidas elevadas, arredondadas, endurecidas e avermelhadas. 
Pústulas: são as pápulas que contém pus, as famosas “espinhas”.

As espinhas são infecções bacterianas que ocorrem quando os poros da pele se obstruem com o excesso de sebo e células mortas da pele. Elas podem se desenvolver em qualquer área do rosto, mas são mais comuns na face, no pescoço, nas costas e no peito. As espinhas podem causar coceira, dor e vermelhidão e, em alguns casos, podem deixar cicatrizes.

Cravo branco (comedão fechado)

Cravos brancos são pequenas espinhas que aparecem quando os poros ficam obstruídos por óleo e células mortas da pele. Eles são brancos porque ficam sob a superfície da pele e não têm suficiente pigmentação para aparecer como cravos pretos.

Cravo preto (comedão aberto)

Cravos pretos são formados da mesma maneira que os cravos brancos, mas eles têm suficiente pigmentação para aparecer como pretos na pele. Eles são chamados de “cravos pretos” porque a parte superior da espinha é preta devido à exposição ao ar e à presença de óleo e bactérias.

Como prevenir e tratar cravos?

Para prevenir cravos na pele, é importante seguir uma rotina de cuidados de pele adequada. Isso inclui lavar o rosto duas vezes por dia com um sabonete suave, aplicar um creme hidratante e proteger a pele do sol com protetor solar ou maquiagem com FPS. Além disso, evite coçar ou espremer os cravos, pois isso pode levar a inflamação e infecção.

Para tratar cravos, existem algumas opções que podem ser úteis:

  • Limpeza de pele: uma limpeza de pele profissional pode ajudar a remover cravos e outros obstruções de seus poros.
  • Produtos de cuidados de pele: existem produtos de cuidados de pele, como ácido salicílico, ácido glicólico ou peróxido de benzoíla, que podem ajudar a dissolver os cravos.
  • Máscaras de argila: as máscaras de argila podem ajudar a absorver o excesso de óleo e remover as células mortas da pele, o que pode ajudar a minimizar os cravos.
    Saiba mais sobre argilas clicando aqui.
  • Tratamentos faciais: tratamentos faciais como peelings químicos e microagulhamento podem ajudar a remover cravos e promover a renovação da pele.

É importante lembrar que é sempre melhor consultar um profissional de saúde antes de iniciar qualquer tratamento para cravos na pele. Eles poderão avaliar sua pele e recomendar o melhor tratamento para suas necessidades individuais.

O que é um milium?

Milium é um tipo de nódulo ou pequena glândula sebácea que se forma sob a pele, geralmente na área do rosto. É comum em pessoas com acne, mas também pode ocorrer em pessoas sem acne. Também são comuns em recém nascidos. Os miliums são pequenas bolhas de células mortas ou queratina que se acumulam sob a pele. Eles podem ser brancos, amarelos ou cor de pêssego e são muitas vezes confundidos com espinhas. Eles são geralmente indolores e não são infectados. As principais áreas de aparição de milium são ao redor dos olhos, a zona T (testa, nariz e queixo) e as maçãs do rosto.

Quais são as causas da aparição de miliums na pele?

Os miliums são formados quando as células mortas da pele ou queratina se acumulam e obstruem os folículos pilosos. Eles não são causadospor bactérias, vírus ou outras infecções, portanto não são contagiosos. 

Por que não devemos espremer miliums?

Eles são muito pequenos e difíceis de serem removidos, assim, a remoção incorreta deles pode causar cicatrizes. Além disso, espremer miliums pode levar à disseminação de bactérias. É possível retirá-los sem especialistas, mas isso pode causar infecções, cicatrizes e manchas. Portanto, não é recomendado.

Como prevenir e tratar milium?

Para prevenir o milium, evite usar maquiagem pesada, lave bem a pele antes de dormir e use cremes hidratantes suaves.

Procure um médico para um diagnóstico preciso. Poderá ser necessário recorrer a medicamentos tópicos, como retinoides, ácido salicílico ou ácido azelaico, para reduzir a inflamação e estimular a renovação da pele.

Limpezas de pele com esteticista também servem para a remoção dos miliums, onde uma agulha fina é utilizada.

Também é possível tratar o milium com luz intensa pulsada (LIP). Se o milium é muito profundo, o médico poderá recomendar um tratamento a laser.

Outros procedimentos estéticos, como esfoliações e peelings, também podem levar à extração do pequeno cisto.

argilapreta

argilapreta

Se inscreva na nossa Newsletter

ARGILAPRETA10

10% de cashback na compra de kits com 2 itens

ARGILAPRETA15

15% de cashback na compra de kits com 3 itens

ARGILA5

5% de desconto na compra de kits com 2 itens

ARGILA10

10% de desconto na compra de kits com 3 itens