Sempre ouvimos que ingerir algumas gotinhas de própolis de manhã era muito bom para nossa imunidade. Já parou para pensar o porquê? E os motivos disso também refletem na nossa pele, sendo um ótimo aliado contra a acne. Vem saber mais!
Sumário
O que é própolis?
A palavra própolis é de origem grega e significa “a favor (pró) da cidade (polis)”. E qual cidade seria essa? A das abelhas, no caso, as colméias! As abelhas obtém uma substância das plantas que serve de defesa contra fungos e bactérias, que depois é alterada pela ação das enzimas contidas em sua saliva.
É composta por:
- 55% resinas vegetais
- 30% cera das abelhas
- 10% óleos essenciais
- 5% pólen
As abelhas usam a própolis para defender a colméia de intrusos e do frio e para desinfetar o interior onde a rainha põe os ovos.
No Egito, a própolis era conhecida como “cera negra” e utilizada como uma das substâncias para embalsamar e conservar as múmias.
Curiosidade: pode ser chamada de A própolis ou de O própolis.
Quais são os tipos de própolis?
Existem vários tipos de própolis no mercado e eles são diferenciados pelas suas cores e principais benefícios. O motivo dessas diferenças é a região em que a substância é extraída, variações na flora e o tipo de abelha que a produz. Abaixo, uma lista de quais são esses tipos e para que cada um deles é indicado.
Própolis marrom
- é a mais popular
- tem origem em uma grande diversidade de plantas
- oferece efeitos antioxidantes, bactericidas, antifúngicos e antivirais
Própolis verde
- aumenta a imunidade e ajuda na defesa do sistema imunológico
- originária da planta chamada Baccharis Dracunculifolia (alecrim-do-campo)
- possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas
- comum principalmente no sul do estado de Minas Gerais
- é uma das substâncias mais ricas em termos nutricionais dentre todos os outros tipos
- exportada para países como China, Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul
- contem um importante ácido fenólico chamado Artepillin-C (ácido 3,5-diprenil-4-hidroxicinâmico) – pode ser um poderoso agente na prevenção e combate ao câncer
- protege os neurônios contra danos neurodegenerativos, como Alzhaimer e Parkison
Própolis vermelho
- produzida com exclusividade no Estado de Alagoas
- tem excelente valor nutricional
- pertence ao grupo dos fitoterápicos e opoterápicos
- tem mais de 300 princípios ativos
- é rica em sais minerais e complexos vitamínicos
- tem potencial antioxidante e anti-inflamatório
- é indicada no processo de recuperação do sistema imunológico
- aliada na recuperação da saúde intestinal, onde estão 70% do nosso sistema imunológico
Própolis preto
- as abelhas utilizam múltiplas fontes vegetais para elaborar a própolis negra
- riquíssima em compostos bioativos extraídos da flora silvestre
- é consagrada pelo uso e aplicação em diferentes produtos e formulações
- desde a antiguidade é utilizada na medicina tradicional como antisséptico, antibiótico natural e para o funcionamento normal do sistema imunológico
Como é produzido o extrato de própolis?
- Matéria prima: própolis in natura, coletada das colméias por apicultores
- Amostra coletada para controle de qualidade – passa por uma inspeção para remover abelhas, pedaços de madeira…
- A própolis é colocada em maceradores ou tanques junto com álcool de cereais e depois é filtrada
- O álcool de cereais é o único solvente capaz de extrair o máximo de compostos químicos e componentes ativos encontrados na própolis
- Durante a filtragem, não são eliminados resíduos que podem ser ceras ou gorduras – formando uma “nata” com aspecto branco – essa resina adere nos recipientes
- Há uma nova etapa para a remoção dessas ceras e gorduras a frio ou com reações químicas
- Ocorre a extração do álcool e é adicionada água destilada
- O processo permite a obtenção de um produto totalmente solúvel e cristalino quando colocado em líquidos, mantendo todas as propriedades terapêuticas originais da própolis
O que significa a porcentagem do própolis?
É a porcentagem existente de própolis na subtância; o restante é de água destilada/álcool de cereais. A proporção mais utilizada é 30% de resina de própolis para 70% de líquido extrator (álcool+água), resultando um extrato líquido com percentual de ativos entre 11 e 15%.
Sendo assim, afirmar que o produto tem de 12% a 20% de extrato de própolis, não indica sua concentração, já que pode ter uma maior quantidade de álcool que outra marca. O ideal é sempre optar para as marcas que mostram o percentual de extrato seco de própolis. Só assim vai saber a concentração real do produto.
Quais são os benefícios do própolis?
Essa substância é usada para proteger as abelhas do frio, fungos e bactérias, ou seja, o uso dela tem efeitos comprovados e super benéficos contra corpos estranhos e muitos objetivos relacionados à saúde – que também afetam positivamente a nossa pele! E quais são esses efeitos?
Antibacteriano
Os flavonóides + alguns tipos de ácidos presentes no própolis causam danos à parede celular das bactérias e abalam sua estrutura e funcionamento, impedindo sua multiplicação.
Ajuda a conter a disseminação de doenças, como: staphylococcus aureus (bactéria que causa infecções como pneumonia, meningite, endocardite), escherichia coli (bactéria que causa infecção intestinal) e candida albicans (candidíase) e amigdalite.
Anti-inflamatório
Flavanóide (galangina) impede a formação de enzimas que causam reações responsáveis por sintomas de inflamação e dor; o própolis estimula a imunidade celular e incentiva a atividade de destruição de corpos estranhos (atividade fagocítica).
Antioxidante
Os flavonóides presentes no própolis eliminam do nosso corpo radicais livres em excesso que causam morte precoce das células – que resultam em doenças e envelhecimento precoce.
Cicatrizante
Após a remoção de radicais livres, acontece a regeneração de células e tecidos, e junto com o poder anti-inflamatório acelera a cicatrização.
Antifúngico
Antimicrobiano
Analgésico
Como fazer o uso do própolis?
Há diversas maneiras de se fazer o uso dessa substância, seja ingerindo ou em cosméticos (para se obter os benefícios para a pele). Veja algumas ideias:
Gargarejo
Misture algumas gotinhas com água; é eficaz para dores de garganta e previne cáries.
Aplicação na pele
Em sabonetes, pomadas ou utilizando um algodão/cotonete; ajuda a regenerar os tecidos, na cicatrização e em espinhas.
Consumo
Ingerir de 15 a 20 gotas diariamente; melhora a tosse, gripe, sinusite e amigdalite, além de melhorar a qualidade do sono e aumentar a imunidade; também ajuda a desinflamar o corpo, refletindo na pele e ajudando com acnes.
Tambem há a opção de se consumir a própolis em cápsulas.